A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um novo ciclo de conferências sobre o Património Mundial que arranca esta segunda-feira, dia 18 de Abril.
A conferência vai decorrer no Teatrinho da Régua sob o tema “Para que Serve um Sítio Património Mundial” e tem arranque previsto para as 15h. No local vai realizar-se também a antestreia do documentário “Galegos D´Ouro”.
Este documentário é uma coprodução da RTP e TV Galícia juntamente com o apoio da CCDR do Norte e teve Arminda Deusdado como a realizadora do mesmo. Este momento pretende também assinalar as comemorações dos 20 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial.
Esta sessão vai contar a participação do presidente da CCDR do Norte, António Cunha, com o presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, da directora regional da Cultura do Norte, Laura Castro e com o presidente da Liga dos Amigos do Douro, António Saraiva.
Para além disso, o vice-presidente da Xunta da Galícia, Alfonso Rueda vai também participar no evento, juntamente com o painel de debate acerca do tema “Experiências de Gestão e Salvaguarda das Paisagens Património Mundial: desafios do passado, presente e futuro”, onde vão marcar presença a vice-presidente da CCDR do Norte, Célia Ramos, a presidente da fundação Côa Parque, Aida Carvalho e a diretora do serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Pico, Vanda Serpa.
O evento será moderado por Ricardo Jorge e Silva Bento, pró-reitor para o Planeamento, Território e Património da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).