Entre Março e Junho, nos jardins da sua sede, no Campo Alegre, Porto, a CCDR-NORTE promove um ciclo de quatro conversas literárias intitulado “Um Brinde a Agustina”, em «homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís». Os encontros realizam-se às 17h30 de cada uma das datas, com entrada gratuita.
PROGRAMA
O primeiro encontro, intitulado “Uma Geografia Sentimental”, decorre a 28 de Março e conta com a participação de Mónica Baldaque e de Bruno Vieira Amaral, com a moderação de Jorge Sobrado. Este encontro de estreia pretende «colocar em perspectiva o papel da literatura na imagem que o leitor cria dos lugares, tendo como ponto de partida inevitável o Douro visto pelos olhos e pela escrita de Agustina».
A 20 de Abril, tem lugar o encontro “Os Limites da Biografia e da Ficção”, com a participação de Mário Cláudio e de Joaquim Vieira, com a moderação de Helena Teixeira da Silva. Conforme o título sugere, este encontro propõe-se a «responder a duas questões fundamentais: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”».
A 18 de Maio, decorre o encontro “O Cânone, Oh, O Cânone”, com a participação de Lídia Jorge, de Miguel Tamen e de Isabel Pires de Lima, com a moderação de Patrícia Fernandes. Este encontro aborda a «polémica temática do cânone. Necessário ou desnecessário, à medida que criamos uma biblioteca afetiva e sentimental?»
Por último, a 15 de Junho, tem lugar o encontro “Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme”, com a participação de Pedro Mexia, de Patrícia Muller e de Eduardo Brito, com a moderação de Sérgio Almeida. «A frase é dita e redita vezes sem fim, mas será mesmo verdade?» É a esta questão que este encontro pretende responder.