Altino Bessa, presidente da Concelhia do CDS e vereador da Protecção Civil na Câmara de Braga, manifesta, esta quarta-feira, a sua solidariedade os Bombeiros Voluntários de Braga- Associação Humanitária e Beneficente na reclamação de “mais e melhores condições” de trabalho para os bombeiros.
Em comunicado, Altino Bessa lembra que a Liga dos Bombeiros Portugueses apresentou, na anterior legislatura, propostas que “permitiriam maior qualidade e estabilidade para os bombeiros voluntários, nomeadamente o cumprimento da lei sobre regime jurídico dos contratos de trabalho entre as associações humanitárias e o pessoal integrado no quadro de comando e no quadro activo que exerce funções remuneradas e a garantia que as associações humanitárias de bombeiros, no continente, sejam devidamente financiadas para os seus fins.
Ora, apesar destas reclamações, que o líder dos centristas bracarense considera “não serem exigências, mas sim necessidades urgentes”, o Governo socialista “optou por usar o ‘véu da ignorância’ e não dar importância às necessidades básicas elencadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses”.
“É do conhecimento de todos, ou deveria ser, que os Bombeiros Voluntários têm um papel preponderante e imprescindível no país. Fazendo uma espécie de reflexão a nível local, devo afirmar que os Bombeiros Voluntários de Braga – Associação Humanitária e Beneficente desempenha um trabalho assaz relevante na segurança da população. Quando ouvimos o termo ‘Bombeiros’ a primeira ideia que nos surge é o combate a incêndios. Contudo, hoje em dia, ser Bombeiro Voluntário vai muito para além do combate às chamas. Para quem desconhece, o corpo de Bombeiros Voluntários desenvolve uma série de respostas alargadas e até multidisciplinares como, por exemplo, transporte diário de doentes e sinistrados urgentes; transporte de doentes para consultas, hemodiálises e recuperação funcional”, refere.
ALERTA
Altino Bessa, também vereador com a tutela da Protecção Civil, afirma que o município tem efectuado um trabalho “bastante cimentado” em parceria com os ‘Voluntários’. Enquanto Vereador da Protecção Civil, posso afirmar que a população bracarense pode estar orgulhosa do trabalho exemplar e incansável realizado por toda a equipa de bombeiros.”
Diz que a corporação, “agora, com “um novo quartel e com o apoio do município, terá melhores condições logísticas”. Mas alerta: “No entanto, espera-se muito mais. E este ‘muito mais’ tem de ser alavancado pelo Governo Central. Há mais de dezassete anos que a Liga de Bombeiros Portugueses manifesta as necessidades elencadas. Já esperaram demasiado tempo por direitos que, na nossa óptica, são básicos e fundamentais para garantir a estabilidade humana da instituição”.
Bessa assegura que o partido “estará sempre na linha da frente no apoio aos Bombeiros Voluntários porque esta é uma causa de todos nós”.
“Esperamos respostas satisfatórias nos próximos tempos. Respostas que vão ao encontro das reais carências desta estrutura tão nobre”, remata.