A renovação e reabertura do Mercado Municipal – a ‘Praça’- é considerada por Altino Bessa, presidente da Concelhia de Braga do CDS-PP, um investimento com um impacto “assaz relevante” nos sectores económico, turístico e cultural “na medida em que o novo espaço se afigurará como uma atracção”.
O também vereador do Turismo e Ambiente afirma em comunicado ao PressMinho que “em Braga o Mercado é a Praça. A Praça de todos os bracarenses que, num gesto tradicional, acorrem a este espaço para fazer as suas compras”, que “teve sempre um papel essencial na distribuição de produtos de qualidade à população, sendo um símbolo de comércio urbano autêntico”.
“Fruto das mudanças de contexto, dos hábitos de consumo e do aparecimento de uma oferta competitiva adaptada ao novo panorama, o desenvolvimento e conservação deste equipamento público tradicional mudou e hoje são espaços cada vez mais ‘cobiçados’ por turistas”, refere, para acrescentar: “quem de nós, quando visita uma cidade, não tem curiosidade em conhecer o mercado local? Muitas vezes estes espaços traduzem-se em belas peças arquitectónicas, sendo a partir deles que percepcionamos a essência da comunidade das cidades ou vilas”.
A Praça, escreve o líder dos centristas de Braga, “é o espelho social e urbano da cidade, mas que durante anos esteve sob uma acentuada letargia. O Mercado é um espaço material característico diferente pelo seu significado cultural/identitário e enquanto ambiente social caracteriza-se por ser um espaço vivido, de relações próximas. É assim um espaço com grande simbolismo”.
“A Praça renasce num formato de presente e futuro na certeza de que se tornará um motor chave para o uso da cidade restabelecendo valores de sociabilidade tradicionais”, remata Altino Bessa.