“Os valores da dignidade e do bem-estar animal, aliados à segurança e saúde pública exigem que se prossiga um caminho de maior atenção e investimento nesta área”. Esta foi ideia foi defendida por Sandra Cardoso na visita que efetuou ao Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.
A cabeça-de-lista da CDU por Braga às Legislativas tomou conhecimento que aquele centro interveio em mais de 1100 animais no passado ano, calculando-se que no concelho bracarense existam cerca de 100 mil animais domésticos, sendo que 50 mil estão referenciados na base de dados oficial.
Segundo a candidata, a delegação da coligação PCP/PEV confirmou “a elevada exigência ao nível da necessidade de recolha de animais, num concelho com elevada densidade populacional”.
Defendeu a necessidade de ampliar do CRO de forma “a garantir recepção de mais animais e resposta à elevada procura”
“Não menos importante para a CDU é a continuidade e reforço das campanhas de apoio à esterilização e à promoção do bem-estar animal, particularmente no que se refere aos programas Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), para garantir o eficaz controlo de colónias de gatos, que são as centenas em Braga”, afirmou.
A CDU ficou inteirou-se ainda do “importante trabalho levado de sensibilização e educação nas escolas levado a cabo pelo CRO, assim como a relevante colaboração com associações”.
A equipa do CRO é composta por funcionários de recolha e limpeza, administrativos, enfermeiros e médicos veterinários.