TRADIÇÕES (Minho)

TRADIÇÕES (Minho) -

Ceia de Reis da Rusga de São Vicente de Braga é ‘pontapé de saída’ para comemorações do 60º aniversário

A Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho cumpre, em 2025, 60 anos de existência. As comemorações iniciam já este sábado, dia 11, pelas 19h30, na sua sede social, com a tradicional “Ceia de Reis”.

Este primeiro encontro visa «fortalecer o espírito e vivência rusgueira entre elementos e respectivos familiares» e, além disso, agradecer «a todos os elementos, que ao longo de mais um ano de intensa atividade, se disponibilizaram de forma responsável e abnegada, para que o Plano de Atividades se tornasse uma realidade», dizem os responsáveis.

O jantar é, assim, uma forma de encerrar as atividades de 2024, das quais fazem balanço positivo. «As visitas guiadas do ‘Rusgus Vicentinus’ continuaram o ano transacto, sob a orientação do especialista em História de Arte, Eduardo Pires de Oliveira», começam.

2024 foi ano de diversas atuações: Festival Internacional de Gigantones e Cabeçudos, Cortejo Etnográfico, Festival Folclórico de S. João, Abertura Oficial das Festas, Cortejo das Rusgas, Soleníssima Procissão de S. João e, ainda, na Despedida a S. João.

A Rusga participou, ainda, no Festival Internacional de Folclore de Braga e em inícios de agosto, a convite dos Bomboémia, grupo de percurssão da Universidade do Minho, atuaram no festival ‘Do Bira ao Samba’. O segundo semestre do ano findo, ficou marcado por quatro iniciativas.

«A primeira foi a realização da terceira exposição no âmbito do projeto “Alminhas”, que teve por tema, ‘ALMINHAS – um património a descobrir!’, levada a efeito no Palácio do Raio. A segunda iniciativa, que é já uma referência no calendário das atividades culturais da nossa urbe, foi a realização da 13ª edição ‘A Rusga desce ao Terreiro’, a par da 3º edição do ‘Registo fotográfico’», explicam.

A Rusga de S. Vicente esteve, ainda, a fechar o ano, no palco da tenda «Braga É Natal» com uma peça de três atos, intitulada «Seranzada natalícia na Casa Grande do Se João Tamanqueiro», deu autoria própria.

No passado domingo, no âmbito do projeto «A tradição bai e bem ao Shopping», a Rusga de S. Vicente de Braga cantou os Reis e Janeiras no shopping Braga Parque.

“Há 60 anos a Rusgar”

Já existem há mais de 60 anos (1965) e, por isso, há que festeja. O ano de 2025 terá, por lema, “E, siga a Rusga – Há 60 anos a Rusgar!”.

«A seu tempo, será apresentado o programa comemorativo do 60º aniversário», prometem.

Rusga vai estar no concerto de Reis da freguesia

Na próxima sexta-feira, dia 10, pelas 21h15, volta a acontecer o “Concerto de Reis” na igreja paroquial de S. Vicente.

Este é promovido pela Irmandade do Mártir S. Vicente de Braga e volta a contar com a presença da Rusga.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE