Nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro – sexta-feira e sábado – o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, vai receber a mais recente criação de Sara Barros Leitão: o recém-estreado “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa”.
O espectáculo vai estar em exibição às 19h30, sendo que a criação, o texto e a interpretação são originais da artista portuguesa, numa co-produção que envolve 10 teatros espalhados por todo o país.
Este novo projecto de Sara Barros Leitão retrata o trabalho doméstico e resulta de uma colaboração entre várias instituições culturais portuguesas. Esta peça traz a actriz e encenadora natural do Porto a apresentar-se em Guimarães, sendo que ambas as sessões já se encontram esgotadas.
O “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa” retrata a história das «mulheres que limpam o mundo, que cuidam do mundo, que produzem, educam e preparam a força de trabalho», sendo que vai procurar mostrar aos espectadores «o poder de organização, reivindicação e mudança das mulheres».
A artista faz assim um caminho sobre um tema no qual tem vindo a dedicar a sua atenção há vários anos e a sua reflexão sobre as empregadas domésticas e mulheres de limpeza leva a criadora a afirmar que esta profissão «é uma das últimas formas de exploração e, em muitos casos, escravatura».
Este espectáculo marca a inauguração de Sara Barros Leitão com a estrutura artística “Cassandra”, que a própria fundou em 2020 e as duas apresentações da peça estão integradas na programação da cooperativa cultural “A Oficina”.