O Centro de Saúde de Valença tem vindo a «reforçar a oferta de cuidados de saúde à população com novas especialidades médicas», sendo a mais recente a especialidade em Oftalmologia – uma iniciativa piloto da ULSAM. Este é o «primeiro centro de saúde do País» a ter esta valência médica, pode ler-se em nota enviada.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, «capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município de Valença. Saúdo a visão estratégica da administração da ULSAM, na pessoa do Dr. Franklim Ramos, pela valorização e melhoria dos serviços públicos de saúde, prestados à nossa população».
As consultas de Oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e quinzenalmente também às quintas-feiras.
Actualmente, o Centro de Saúde de Valença dispõe de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Oftalmologia, Endocrinologia, Pediatria, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI ( quinzenalmente ), que servem os utentes dos Concelhos de Valença, Monção e Melgaço. Relativamente à Medicina Geral e Familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios o Centro de Saúde conta, actualmente, com um corpo clínico constituído por «9 médicos e 10 enfermeiros».
Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o «alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros». Há, ainda, a intenção de, numa 2ª fase, «avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às actuais instalações do Centro de Saúde».
REABERTURA DO SAP
Com estes investimentos nas infraestruturas do Centro de Saúde serão criadas condições para a «conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)».
BALCÃO SNS
De realçar, também, que em breve será aberto ao público, também, um Balcão SNS24, na sede da Junta de Freguesia de Cerdal, espaço que facilitará o acesso dos cidadãos a diversos serviços e procedimentos administrativos e de saúde.