O Centro Escolar de Vila Verde vai desenvolver um projeto piloto no sentido de aumentar a quantidade de embalagens de cartão para bebidas enviadas para a reciclagem.
A apresentação da iniciativa decorreu esta quarta-feira de manhã, na entrada do centro escolar, com a presença das turmas do primeiro ao quarto ano.
O momento contou igualmente com a presença de responsáveis da Tetra Pak e do diretor geral da Braval, Pedro Machado, assim como do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Patrício Araújo, e do presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria.
O diretor geral da Braval elogiou as condições do Centro Escolar de Vila Verde, bem como o trabalho do seu corpo docente e da autarquia vilaverdense. Referindo-se à educação ambiental, dirigiu-se às crianças: “amanhã vocês serão homens e mulheres e saberão tudo isto perfeitamente».
Por fim, ficou lançado o desafio: «A escola que fizer mais reciclagem de pacotes de leite, sumo e natas, por exemplo, ganha um prémio. Agora está nas vossas mãos».
Trata-se de um projeto em que a Tetra Pak em parceria com a Braval vai desenvolver em 10 escolas com 1º ciclo. Tendo em conta o trabalho conjunto desenvolvido noutras iniciativas, a Braval selecionou e convidou o Centro Escolar de Vila Verde para participar neste projeto.
O vereador Patrício Araújo sublinhou que «o município tem apostado muito na educação ambiental». «Agora não são só os animais que estão em vias de extinção, somos nós também», referiu.
A terminar, o autarca desafiou as crianças a «envergonharem» os pais. «Sempre que virem as vossas famílias a colocar coisas no lixo, digam que não, que tudo é para reciclar», vincou.
CRIANÇAS VÃO LEVAR EMBALAGENS PARA A ESCOLA
«O objetivo deste projeto é encontrar o modelo mais eficaz na recolha de embalagens de bebidas no espaço escolar e consequente articulação com a posterior recolha efetuada pelas entidades responsáveis», aponta a organização. «O seu sucesso irá permitir a replicação em todo o país, contribuindo assim para o aumento da reciclagem a nível nacional, com os consequentes benefícios ambientais que todos almejamos», acrescenta.
A participação do Centro Escolar passará pela colocação no espaço escolar de um contentor específico para a recolha das embalagens, ação de sensibilização junto da comunidade escolar e disponibilização de materiais de comunicação.
Assim, cada criança deve, em casa, recolher embalagens Tetra Pak e levar para a escola, de forma a reciclar o máximo possível.