A Câmara de Braga entregou na passada sexta-feira 150 diplomas a formandos do Centro Qualifica que concluíram uma certificação escolar (9.º ou 12.º anos) ou uma certificação profissional na saída de técnico de acção educativa entre os anos de 2019 e 2022.
Na sessão, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, deixou uma palavra de reconhecimento a todos pelo facto de não terem “deitado a toalha ao chão” e terem investido na sua formação.
“Parabéns por terem chegado aqui, por terem completado este processo formativo que vos habilita a receber o diploma que irá, certamente, abrir janelas de oportunidades para um futuro mais auspicioso para cada um de vós”, referiu o autarca.
Por seu turno, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou o trabalho de excelência que o Centro Qualifica tem desenvolvido na valorização da aprendizagem ao longo da vida, através dos vários programas de acção, as dimensões pessoal e profissional dos candidatos.
“O Centro Qualifica tem desempenhado um papel preponderante na promoção de políticas de valorização da educação/formação ao longo da vida, impulsionando maior cooperação entre as empresas e a entidade formadora”, frisou a vereadora.
Carla Sepúlveda salientou que o objectivo da autarquia passa por aumentar o nível formativo no concelho. “
A presença da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) neste momento tão importante para a área formativa, é também o consolidar de uma parceria que se mantém coesa no desiderato de preservar o compromisso com a formação profissional”, sustentou Carla Sepúlveda.
A par da colaboração com a ANQEP, a vereadora destacou ainda a parceria com os grupamentos de Escolas nesta “viagem formativa”.