O Centro Social de Escariz apresentou, esta manhã, uma nova viatura adaptada para transporte de utentes da instituição, que vai permitir «maior conforto e melhor mobilidade». Um investimento de 50 mil euros, «há muito ansiado», graças às comparticipações do Fundo de Socorro Social (Segurança Social), do Município de Vila Verde, do benemérito local Feliciano Carvalhais e das iniciativas promovidas pela equipa técnica da instituição.
«Era uma viatura há muito ansiada e acontece em Abril, a poucos dias da Casa do Povo de Escariz completar 81 anos (16 abril), o que é uma excelente prenda», assinalou o presidente do organismo, Adelino Machado. Além desta «coincidência», notou que «acontece a poucos dias de assinalarmos os 50 anos do 25 de abril, um mês da afirmação das instituições e das pessoas».
Com os utentes sénior e as crianças a animarem a sessão, João Ferreira, diretor da Segurança Social de Braga, manifestou o seu «orgulho pessoal por ajudar as instituições que apoiam as pessoas».
Depois da bênção pelo padre João Bezerra, a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, vincou a «o mar de forças» que se juntou para tornar este sonho realidade. «Todos a correr para o mesmo lado e ao mesmo ritmo. É um bom exemplo de conjugação de vontades e de esforços», notou.
A aquisição da carrinha contou ainda com um «apoio muito generoso» de Feliciano Carvalhais, um emigrante da terra radicado nos Estados Unidos da América. «Nasci e cresci aqui. Deus deu-me mais do que preciso e faço isto com muito carinho. Estou feliz por poder ajudar», declarou.
GINÁSIO SÉNIOR
Com um «sonho de cada vez», a Casa do Povo de Escariz já estabeleceu um novo objetivo, angariar fundos para instalar «um ginásio sénior para toda a comunidade».
Esse será o novo projeto que a equipa técnica, funcionários e direção vai «abraçar nos próximos tempos».
ovilaverdense@gmail.com