O Centro Social da Paróquia de São Lázaro (Braga) está a construir um lar de 8,5 milhões de euros, com capacidade para 120 utentes, na freguesia da Loureira, em Vila Verde, que deverá abrir em dezembro deste ano. A obra foi visitada, esta terça-feira, pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
A visita contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e do diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira. A comitiva foi recebida pelo Presidente da Direção, Pe. Rúben Cruz, pelos restantes elementos da Direção e pelo Diretor Geral da instituição, Luís Sá.
Durante a visita, Luís Sá sublinhou a relevância deste investimento face à realidade demográfica do país: “O envelhecimento da população portuguesa é uma realidade cada vez mais marcante. A procura por vagas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) supera largamente a oferta, exigindo de todos nós respostas eficazes e estruturadas. Partilhamos hoje um passo significativo na construção de uma resposta mais sólida, humana e inovadora para os desafios do envelhecimento em Portugal.”
Este projeto, financiado em 77% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com 23% de capital próprio, representa o segundo maior investimento em curso no setor social a nível nacional.
De acordo com a instituição, “a nova ERPI terá capacidade para 120 utentes e contará com duas alas distintas, sendo uma delas, com 60 camas, dedicada a cuidados diferenciados na área das demências. A infraestrutura incluirá 129 pontos de gases medicinais — uma inovação no setor — bem como uma sala Snoezelen, sala de fisioterapia e outras valências que permitirão melhorar significativamente a qualidade dos cuidados prestados ao nível da saúde mental”.
A instituição está também a estabelecer parcerias com entidades científicas e académicas para garantir o acompanhamento e a avaliação permanente deste projeto, reforçando a aposta na inovação e na criação de conhecimento aplicado ao setor social.
“Este projeto é uma resposta concreta aos desafios do presente e uma aposta clara num futuro mais digno para os nossos idosos. Precisamos de todos, em especial da tutela, para que, em conjunto, seja possível valorizar o envelhecimento ativo e o bem-estar dos nossos idosos, numa ótica transversal à sociedade e atenta às dificuldades socioeconómicas que persistem”, concluiu o Diretor Geral.
Na perspetiva do Centro Social da Paróquia de São Lázaro, a visita da ministra “reafirma importância de investir numa resposta social de qualidade, robusta e centrada nas necessidades reais da população idosa, com uma visão integrada de inovação, dignidade e humanização dos cuidados”.