SOCIAL

SOCIAL -

Centro Social do Vale do Homem aborda inclusão no trabalho em encontro de IPSS nos Açores

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH), sediado em Lanhas, Vila Verde, foi convidado a marcar presença no I Encontro de IPSS dos Açores, iniciativa que decorre até este sábado, com organização da União Regional das IPSS dos Açores (URIPSSA) e apoio da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

Ao longo destes dias estão a ser abordados temáticas referentes à comunidade sénior, crianças e jovens, bem como pessoas portadoras de deficiência – a sua inclusão na sociedade – sendo que a ordem de trabalhos concretiza-se nas cidades da Praia da Vitória, Angra do Heroísmo e Ribeira Grande.

Entre os muitos especialistas nos temas que já estiveram e estarão a debate nestes dias, as presenças do presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e do presidente da CNIS, Lino Maia, entre muitos outros elementos do Governo Regional açoriano e desta Confederação, reforçam a importância deste evento.

O CSVH foi também convidado pela organização para marcar presença neste evento, para integrar o painel “Inclusão laboral de Pessoas com Deficiência”, com a intervenção de Zélia Lopes, diretora de serviços do Centro Social & Lar das Termas.

Zélia Lopes deu a conhecer o papel do CSVH enquanto instituição inclusiva, referindo que nesta instituição existem “colaboradores com necessidades especiais em todos os edifícios”. Durante a sua intervenção referiu, ainda, que em 2023 foi atribuído ao CSVH o selo “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que distingue a existência de práticas de gestão abertas e inclusivas a pessoas com deficiência e incapacidade.

“Incluir pessoas com diferenças no mundo do trabalho é um objetivo central do CSVH enquanto instituição, para que na diferença existam as mesmas oportunidades. E para isso é necessário também que as estruturas se encontrem adaptadas a estes colaboradores, nomeadamente a nível de equipamentos e instalações. Deve ser um investimento efetuado num todo”, referiu Zélia Lopes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE