A Direção do Centro Social Vale do Homem (CSVH), aprovou o aumento do salário mínimo dos trabalhadores em cerca de 10%, mais 4% do que o mínimo nacional.
O salário mínimo passa assim ao valor de 900€, perfazendo um total de 1050€ mês, uma vez que o pagamento dos subsídios de férias e de Natal é distribuído em 12 partes iguais, ao longo do ano.
No total dos 250 profissionais, 200 beneficiarão diretamente desta nova política remuneratória.Esta nova medida acabará por ter impacto nas restantes remunerações.
Esta medida foi anunciada no jantar de Reis e 19º aniversário do CSVH, pelo Presidente da Instituição, Jorge Pereira. «Já em 2023 tínhamos feito a atualização dos salários porque a par da sustentabilidade financeira deve estar também o reconhecimento e incentivo aos nossos profissionais. Esta é uma política de compromisso que queremos manter sempre que nos for possível», sublinha.
Refere, ainda, que «esta atualização salarial é uma medida que acompanha a preocupação que temos com todos os profissionais, seja ela monetária ou outra. A par desta medida do aumento dos salários já criamos, também, um Gabinete da Qualidade de Vida, Bem-estar e Felicidade específico para auxiliar os nossos profissionais no que eles precisarem».
Para a Direção do CSVH este é «um tema central e que não deve ser descurado por tratar-se também de um incentivo à economia, à recuperação do poder de compra e à melhoria das condições de vida dos trabalhadores, sendo ao mesmo tempo também uma medida que acrescenta motivação, Empenho e responsabilidade», escreve, em comunicado.
O CSVH tem em desenvolvimento dois projetosem Portugal: na Quinta do Senhor, as Casas do Minho com a Habitação Colaborativa em modelo Eco-Housing e a Residência de Apoio Moderado na Casa da Citânia, o que levará ao crescimento de recursos humanos nos próximos dois anos.
Esta IPSS atua sobre as áreas social, de saúde, saúde mental, educacional/formativa e cultural, garantindo respostas em seis concelhos : Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.
Os serviços incluem a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI)| Lar, o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), o Centro de Dia, o Berçário e Creche, em número total de mais de 500 utentes.
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Arquivo