REGIÃO

REGIÃO -

Centro Social do Vale do Homem constrói residências de autonomização e inclusão

O Centro Social Vale do Homem (CSVH), sediado em Vila Verde, assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de residências de autonomização e inclusão.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) diz que o financiamento associado ao projecto foi de 958.500 euros.

“Tem como principal objectivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo”, explica a IPSS.

A assinatura do contrato decorreu na sede da Segurança Social, em Lisboa, na presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

“Nesta cerimónia de assinatura foi ainda anunciado a majoração de 20% do PRR mais a isenção do procedimento de candidatura ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP)”, lê-se no comunicado.

Para o presidente do Centro Social Vale do Homem (CSVH) “este é um passo muito importante” para que a IPSS trabalhe “no sentido de uma maior inclusão na Sociedade”.

“Este projecto do CSVH assenta na construção de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de ‘cohousing’, um modelo sustentável de habitações colaborativas”, segundo Jorge Pereira, citado no comunicado.

O presidente do CSVH sublinha que o foco da instituição “foi sempre desenvolver intervenções a diferentes níveis, alinhadas com a estratégia nacional governativa para a inclusão, nomeadamente o envelhecimento ativo e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades”.

“No âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e de respostas sociais do PRR, e a nível nacional, foram apresentados 24 projectos, para criação de 188 lugares, num investimento total de mais de oito milhões”, indica o CSVH.

O Centro Social do Vale do Homem está sediado na freguesia de Lanhas, em Vila Verde, mas estende a sua catividade aos concelhos vizinhos de Amares e de Terras de Bouro e, mais recentemente, à cidade de Braga, onde, em Janeiro inaugurou o Felizmente Lar, na freguesia de Gualtar.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE