APOIO SOCIAL

APOIO SOCIAL -

CERCI Braga celebra 13º aniversário e anuncia a construção de um Lar Residencial

A CERCI Braga celebra, este sábado (27 de Janeiro), o seu 13º aniversário com um evento no Sameiro. A poucas horas de um evento em que marcará presença a Secretária de Estado da Inclusão, anuncia a construção de um Lar Residencial, pois «este é o momento oportuno de avançar com este grande desafio que um dia fez nascer a cooperativa».

Este evento reunirá cerca de 400 pessoas e contará com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Já durante a tarde, pelas 15h00, a governante visitará o Clube de Escalada de Braga, parceiro da CERCI Braga e que celebra também o seu aniversário, onde terá oportunidade de conhecer melhor o projeto de escalada adaptada do clube.

De seguida visitará uma das Residências de Autonomização da CERCI Braga, em S. Vicente, que foram financiadas no âmbito do Programa PARES 3.0.

CERCI BRAGA – a instituição

A CERCI Braga, Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos, foi fundada em 2011 no concelho de Braga por um grupo de pais, amigos e técnicos com a missão de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e das suas famílias, tendo por base um modelo comunitário.

Atualmente, a CERCI Braga dá resposta a 40 jovens/adultos com deficiência intelectual e multideficiência, no CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Navarra e nas duas Residências de Autonomização e Inclusão, Casa de Infias e Casa de S. Vicente, e tem em lista de espera de dezenas de pedidos. Iniciou já no último trimestre de 2023 um Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), que consiste numa equipa multidisciplinar, que tem como objetivo apoiar e intensificar a capacidade das escolas na promoção do sucesso educativo de todos os alunos em vários agrupamentos dos concelhos de Braga e Vila Verde, apoiando mais de duas dezenas de crianças e jovens.

LAR RESIDENCIAL

A necessidade de resposta residencial, na sua vertente de lar residencial, é uma necessidade identificada desde a fundação da cooperativa, «que se tem agudizado com o passar dos anos e o consequente envelhecimento dos adultos que são apoiados na resposta CACI», refere a instituição.

«A implementação deste projeto é algo em que estrategicamente a cooperativa tem desde sempre trabalhado, procurando assegurar os recursos quer materiais, quer financeiros para que este se possa concretizar», assinala.

Após a doação de um terreno que cumpre os requisitos para a sua edificação e futura implementação e acoplação de outras respostas, a juntar à vontade expressa do apoio de mecenas que acompanham e reconhecem as necessidades nesta área, a CERCI Braga entende que «este é o momento oportuno de avançar com este grande Desafio, que um dia fez nascer a cooperativa».

«Ao implementar um projeto como este, permitiremos que adultos com deficiência intelectual moderada/profunda possam ter assegurado acompanhamento, quando não há retaguarda familiar ou esta se manifesta insuficiente», sublinha.

Com um investimento previsto, superior a três milhões de euros, a cooperativa perspetiva conseguir envolver a comunidade e empresas, assim como financiamentos públicos que prevejam o alargamento das respostas sociais no concelho.

ovilaverdense@gmail.com

Foto: Arquivo

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE