A freguesia de Cervães deu, este sábado à noite, o pontapé de saída em mais uma edição da iniciativa “Tradições dos Nossos Avós”, que desta vez se dedica à cultura da tecelagem, do antigo até ao moderno, com uma exposição, actividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações.
O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Escolar e o Centro Social e Paroquial de Cervães, com o apoio da Junta de Freguesia, de associações locais e da comunidade, numa verdadeira demonstração de união na freguesia.
Segundo Maria Amélia Oliveira, pretende «manter a cultura viva», sobretudo para que os mais novos «não esqueçam as raízes».
Este sábado, o programa inclui um momento dedicado ao ciclo do pão de milho, pelas 15h00, da preparação até à cozedura em forno de lenha, onde as broas serão confeccionadas à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional. O público poderá ainda saborear as sopas de cavalo de cansado.
A iniciativa encerra na segunda-feira, 28 de Outubro, dia de visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães.