A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) acolheu, no dia 16 de maio, uma oficina de expressão musical centrada na canção de intervenção, conduzida pelo professor, compositor e intérprete César Prata. Mestre em Estudos do Património e presença marcante na discografia de vários artistas, o artista dinamizou duas sessões, às 09h00 e às 11h00, abertas à comunidade.
A iniciativa aconteceu no âmbito do programa AQUI HÁ CULTURA! e, para além dos alunos da escola, as sessões contaram com a presença dos utentes da Casa da Alegria – Centro Social do Vale do Homem.
César Prata iniciou a sessão contextualizando a temática das músicas de intervenção, abordando a célebre expressão “A cantiga é uma arma” e destacando o poder da canção como veículo de intervenção social.
Durante a oficina, César Prata deu como exemplo o rap enquanto género contemporâneo de intervenção, estabelecendo um paralelo com o contexto histórico das canções de protesto em Portugal. A censura, a ditadura salazarista e a repressão foram temas explorados.
Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e refletir sobre temas do repertório de intervenção, com destaque para canções de Manuel Freire, José Maria Branco, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Sérgio Godinho, Francisco Fanhais e Paulo Carvalho. A sessão terminou com a leitura de um poema de Sophia de Mello Breyner sobre o 25 de Abril, ao qual se seguiu um momento de reflexão e esclarecimento de dúvidas.
Arnaldo Varela de Sousa e César Prata incentivaram, ainda, os presentes a informarem-se sobre o passado, reforçando a importância de valorizar a liberdade e a evolução do sistema político em Portugal.
A sessão foi encerrada por Manuela Barreto Nunes, em representação do Município de Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com