Foi-se o aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo. Desde as 12h00, vai-se registar uma acalmia nas condições do tempo. Mas vai ser por pouco tempo.
Portugal continental está a ser afetado por uma depressão que vai atingir vários distritos nos próximos dias, enquanto o ciclone tropical KIRK se aproxima do arquipélago dos Açores.
A chuva forte que se fez sentir esta madrugada no norte do país vai começar a afetar o centro e Grande Lisboa esta noite.
A depressão que está afetou, com a superfície frontal fria, o continente durante a madrugada de hoje na região do grande Porto, distrito de Braga e Viseu, agora encaminha-se para os distritos de Aveiro e também Coimbra.
«Irá afetar também, durante a noite, mas sobretudo na próxima madrugada – entre as 3 e as 6 da manhã – a região da área metropolitana de Lisboa, distrito de Santarém, Portalegre, Castelo Branco (…) e depois irá progredir para sul, mas com menor intensidade, na manhã de amanhã.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para os riscos de inundações em zonas afetadas recentemente por incêndios e pediu a «desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas».
Seis distritos sob aviso laranja segunda-feira
Há seis distritos sob aviso laranja, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado – Aveiro, Coimbra, Porto, Vila Real, Viseu (este domingo) e Castelo Branco (esta segunda-feira), enquanto todos os distritos de Portugal continental com exceção de Faro estarão em pelo menos um destes dias sob aviso amarelo.
Também o vento será forte, sobretudo no distrito de Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Aveiro, com rajadas poderão atingir os 100 km por hora.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºC em Bragança e os 20ºC em Lisboa e Santarém, enquanto as máximas deverão rondar os 18ºC em Vila Real e os 28ºC em Santarém.
Ciclone vai atingir Açores com rajadas de vento até 110 km/h
Já os Açores vão ser atingidos pelo ciclone tropical KIRK, atualmente um furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, mas que deverá baixar para categoria 2, antecipa Mário Marques.
O ciclone tropical KIRK “irá circundar o Grupo Ocidental dos Açores, onde irá ter como consequência principal a agitação marítima e o vento, que será forte, na ordem dos 80 km por hora, com rajadas podem chegar aos 110 km/h e a ondulação pode situar-se entre os 7 e os 8 metros”.
A melhoria do estado do tempo pode acontecer a partir da de meio desta semana.
ovilaverdense@gmail.com