Com uma ou outra aberta ligeira, Vila Verde continua a manter períodos de chuva, embora intermitentes. Esta sexta-feira, haverá uma acalmia, mas a chegada da superfície frontal fria decorrente da depressão ‘Domingos’ voltará a trazer chuva forte e persistente no sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tem ativado um alerta laranja para a madrugada de sábado, entre as 03h00 e as 09h00, prevendo precipitação por vezes forte e persistente, em especial nas regiões montanhosas.
A causa é a chegada de uma superfície frontal fria, associada à depressão Domingos, deslocando-se do Atlântico para leste. Esta deve afectar o continente, com chuva forte e persistente no sábado, no Norte e Centro, em especial no litoral e regiões montanhosas, informou esta quinta-feira o IPMA.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Domingos, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico de Espanha, desloca-se ao longo do Atlântico em direcção a leste, e às 12h00 de sábado deve estar centrada a sul da Irlanda, com impacto significativo na costa norte espanhola e a região do golfo da Biscaia, «com vento e agitação marítima muito fortes».
Apesar de Portugal continental «não ser directamente atingido pela tempestade, uma superfície frontal fria associada» atravessa o território no sábado, originando «períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de dia 4 no Norte e Centro, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde», lê-se na nota.
ovilaverdense@gmail.com