O salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no Largo do Paço, em Braga, recebe do próximo dia 20 a Dezembro de 2022 o ciclo ‘Clássicos ao Domingo’, com um concerto por mês da Orquestra Filarmónica de Braga (OFB).
Captar e fidelizar público adepto da música de orquestra e, ao mesmo tempo, conferir regularidade de trabalho aos elementos da OFB são os objectivos deste ciclo de concertos que foi apresentado esta quarta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da UMinho.
Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou a capacidade empreendedora da cidade em concretizar iniciativas culturais como o ciclo de concertos da OFB.
“A maior conquista que a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura já teve é o facto de ser um projeto mobilizador que agrega todas as instituições e agentes culturais”, referiu o edil na sessão que contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do director musical da OFB, Filipe Cunha.
O projecto ‘Clássicos ao Domingo’ nasce da aceitação que tiveram os concertos realizados pela Orquestra Filarmónica de Braga no mês de Outubro do ano passado, no âmbito da iniciativa ‘Clássicos para Todos’, que registaram sempre casa cheia em todos os locais onde decorreram os concertos.
O primeiro concerto é a 20 de Março, às 12h00, tendo Gil Magalhães como solista. As próximas actuações são sempre ao domingo, às 12h00, designadamente a 10 de Abril, 29 de Maio, 12 de Junho, 25 de Setembro, 9 de Outubro, 13 de Novembro e 11 de Dezembro.
Os espectáculos incluem obras de grandes compositores e um solista ou maestro convidado.
A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço, sugerindo-se a reserva para orquestrafilarmonicadebraga@gmail.com.
O projecto conta o apoio da Reitoria da UMinho, do município e da associação cultural Canto D’aqui, entre outros.