VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Sete quilómetros de ciclovia urbana inaugurados no início da Primavera

A empreitada de construção da ciclovia urbana de Vila Verde encontra-se na fase final, estando a inauguração prevista para o início da Primavera, anunciou esta quinta-feira a autarquia em comunicado. A obra integra também a requalificação de vários passeios.

A Câmara explica que «a construção da ciclovia urbana de Vila Verde insere-se num plano alargado da governação central que pretende a edificação de vias urbanas modernas, com elevada funcionalidade e segurança, visando acrescentar também um importante valor ambiental, uma vez que têm como objetivo a diminuição da emissão de gases poluentes».

«Estas empreitadas visam também melhorar a mobilidade dos centros urbanos concelhios, proporcionando assim alternativas viáveis para a circulação cómoda e segura das pessoas e constituindo igualmente um forte incentivo à prática de exercício físico, ao mesmo tempo que oferece uma melhor fruição dos espaços e equipamentos urbanos», acrescenta.

A rede de praticamente sete quilómetros de ciclovia insere-se no plano do Município de Vila Verde para melhorar a mobilidade urbana através do estímulo à utilização de um meio de transporte menos poluente.

PASSADEIRAS ELEVADAS

A Câmara lembra que, no âmbito da empreitada desta ciclovia, encontra-se neste momento em execução uma rede de passadeiras elevadas, «que por motivos climatéricos adversos ainda não foram totalmente concluídas».

Estas passadeiras «permitirão a circulação harmoniosa das bicicletas em todo o trajecto da ciclovia, assim como a mobilidade de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida».

«Com a implementação das passadeiras elevadas, o Município de Vila Verde pretende também aumentar as condições de segurança rodoviária, uma vez que as mesmas levarão a uma diminuição da velocidade de circulação no centro urbano de Vila Verde, criando, assim, mais condições para a co-existência entre peões e veículos, melhorando a circulação com mobilidade condicionada e sobretudo a diminuição drástica da sinistralidade», refere.

Segundo a Câmara, «quando a empreitada estiver totalmente finalizada, todos os vilaverdenses poderão usufrurir de mais e melhores condições de circulação, através de alternativas viáveis para uma circulação cómoda e segura que estimulará, também, a prática de exercício físico».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE