DIA MUNDIAL DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO“Cidadania Digital” para a sensibilização dos jovens

DIA MUNDIAL DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO
“Cidadania Digital” para a sensibilização dos jovens

A Casa do Conhecimento de Vila Verde assinalou, na manhã desta quinta-feira, o “Dia Mundial da Sociedade da Informação”, através da iniciativa “Cidadania Digital”, que contou com a participação de vários professores convidados que abordaram e deram o seu parecer acerca de temáticas alusivas à Sociedade de Informação, ao desenvolvimento tecnológico e seus impactos na Sociedade de hoje. A plateia esteve preenchida, essencialmente, por jovens alunos do ensino profissional.

A sessão teve início por volta das 10h00, com a abertura a ser feita pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, que realçou o «crescimento enorme da tecnologia na última década, algo que permitiu que todos passassem a ter uma ligação com o mundo».

«Quem não estiver presente na Sociedade de Informação ou nas redes sociais não existe ou existe muito pouco. Obviamente que com as regras e medidas necessárias na sua utilização, para que não haja exageros», concluiu o autarca.

Na primeira parte da sessão forma abordados os temas “Cidadania Cultural da Infância e o Mundo digital”, “No Cyberbullying at The School”, “Direitos das Crianças” e “No One Belongs Here More Than You”.

Na segunda e última parte foram apresentadas as temáticas “Tecnologias: Experiência da CPCJ” e “Cidadania Digital: Perspectivas de Futuro”.

O encerramento da sessão esteve a cargo da vereadora da Cultura, Educação e Acção Social, Júlia Fernandes.

Esta iniciativa foi organizada pela Casa do Conhecimento de Vila Verde, em parceria com o Município, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJVV), o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, o Agrupamento de Escolas de Prado, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, a Escola Profissional Amar Terra Verde e a Escola Secundária de Vila Verde.