VILA VERDE

VILA VERDE -

“Ciência Aberta” foi o tema de conversa na última Conferência do Ciclo “Direitos no Mundo Digital”

A Casa do Conhecimento de Vila Verde realizou, esta quarta-feira, 11 de Novembro, a 3ª Conferência “Ciência Aberta: o Conhecimento ao Serviço da Sociedade”, do Ciclo “Direitos no Mundo Digital”, com a participação especial de Eloy Rodrigues, Director dos Serviços Documentação e das Bibliotecas da Universidade do Minho.

Numa apresentação «bastante interativa», que «estimulou um entusiasmado debate», foram abordadas duas grandes áreas, a de Acesso Aberto e de Ciência Aberta, com maior incidência nesta última.

Eloy Rodrigues posiciona-se há muitos anos como «defensor acérrimo do Acesso Aberto e da Ciência Aberta», tendo «desenvolvido um vasto trabalho nestas áreas, sendo actualmente Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR)».

A sua experiência proporcionou aos participantes a possibilidade de «absorver um pouco do seu conhecimento, de reflectir sobre a importância e as vantagens de uma “ciência aberta” e do papel reivindicativo que a sociedade pode assumir em relação à ciência e à partilha das investigações, no sentido de “encurtar caminho” para a resolução de problemas atuais da humanidade», pode ler-se em nota enviada.

“TRIO DE CONFERÊNCIAS”

O trio de conferências em torno dos “Direitos no Mundo Digital” é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em parceria com a Rede Casas do Conhecimento, concretamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento de Boticas, a Casa do Conhecimento de Montalegre e a Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE