Na noite desta terça-feira, as “Conversas na Casa”, a convite da Casa do Conhecimento de Montalegre, possibilitaram estar à conversa com o Ramiro Gonçalves, Professor Associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Investigador do INESC TEC – Laboratório Associado no Porto e primeiro secretário executivo da CIM do Alto Tâmega.
Durante a sua intervenção, Ramiro Gonçalves orientou os participantes para a área da Ciência de Dados, identificando-a como um pilar «fundamental para a obtenção de informação de qualidade imprescindível para tomada de decisões nas políticas públicas».
«Quando se fala em políticas públicas é tentar com base em evidências ou em dados, poder compreender bem os problemas, reduzir a subjectividade dos processos de decisão e melhorar ao máximo a eficácia da utilização dos recursos públicos, num processo transparente e compreendido pelos cidadãos. Para esta tomada de decisões são necessários um conjunto de dados muito significativos, que não devem ser dados simples mas dados correlacionados, para obter uma visão realista da situação. São estes dados que a Ciência dos Dados fornece e que permitem desenvolver metas e melhores desenvolvimentos das políticas públicas nos territórios», sublinhou Ramiro Gonçalves.
As “Conversas na Casa” são uma iniciativa da Rede Casas do Conhecimento que conta com a participação da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura e da Casa do Conhecimento de Vila Verde.