REGIÃO

REGIÃO -

Cientista checo visitou carvalhais do interior do país e do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O cientista Tomáš Vrška, da República Checa, realizou uma aos carvalhais das regiões do interior de Portugal, incluindo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Tomáš Vrška provém da Universidade de Mendel, exercendo também outras funções, como Director do Centro de Investigação Florestal e presidente do Conselho de Administração do Parque Nacional PodyjÍ.

PUBLICIDADE

«O carvalhal tem tido especial enfoque pela ATAHCA, tendo organizado periodicamente desde 2013, juntamente com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, Associação Compartes da Freguesia do Campo do Gerês, a UTAD, Ordem dos Biólogos, Associação Mãos à Obra Portugal, Seminários sobre o Carvalhal, visando promover a floresta original portuguesa, pelas suas múltiplas funções e valores ao nível ambiental, económico e social», refere a ATAHCA.

Em comunicado, a associação liderada por José Mota Alves diz que «diversos países e regiões europeias, como é o caso da Republica Checa, procuram um melhor conhecimento perante os desafios colocados relativamente à adaptação da floresta às alterações climáticas».

«Esta visita e excursão científica visa o conhecimento acerca das características ecológicas dos nossos carvalhais, pela sua elevada capacidade de adaptação, em face da problemática das alterações climáticas e das ameaças à biodiversidade, da silvicultura aplicada e das utilizações de grande valor associadas ao carvalhal», sublinha.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.