O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia produziu um vídeo de Natal inspirado no bem conhecido filme ‘Sozinho em Casa’. ‘INL Alone’ [Sozinho no INL] assim se chama o trabalho realizado pelo cientistas que trabalham na organização intergovernamental de investigação, com sede em Braga.
O INL juntou a comunidade de 400 pessoas de 40 nacionalidades, uma vez que, este ano, a festa de Natal não se pôde realizar por causa da pandemia.
“A forma encontrada para o fazer foi através de um filme de Natal que lembra como 2020 nos obrigou a trabalhar de outra forma e deixa a certeza de que, apesar de separados fisicamente, estivemos sempre juntos. A equipa de Comunicação do INL inspirou-se no filme ‘Sozinho em Casa’, um clássico de Natal que estreou há 30 anos para mostrar como a vida do INL mudou da noite para o dia”, dizem os investigadores
E assim nasceu o ‘INL Alone’ (Sozinho no INL), que é a história de um investigador que trabalha freneticamente para cumprir o prazo de um projecto cede ao cansaço e acaba por adormecer, exausto, à frente do teclado. Quando acorda percebe que algo de errado se passa e percorre todo o laboratório à procura dos colegas, em vão. Descobre que todos se foram embora e fica a pensar que se esqueceram dele.
Ora, para tentar animar-se, monta a árvore de Natal e vê o vídeo do ano passado, em que os colegas do INL desejavam Boas Festas nas línguas dos países de origem, quando uma estranha luz o chama e ele volta a percorrer os corredores até à cobertura do edifício. No final, descobre que nunca esteve sozinho.
Para o director-geral do INL, Lars Montelius, “este vídeo lembra como um ano difícil, que tinha tudo para não correr bem, acabou por se tornar num ano em que a produção científica foi uma das melhores de sempre e em que, apesar de trabalharmos a partir de casa a maior parte do tempo, conseguimos manter a união necessária à continuação de mais de uma centena de projectos, a que juntámos uma mão-cheia de outros especificamente relacionados com o combate à covid-19”.