REGIÃO

REGIÃO -

CIM Alto Minho encerra projecto “Fronteira Esquecida Limia-Lima” 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Teve lugar esta quarta-feira, 30 de Novembro, em Ponte da Barca, o seminário de encerramento do projecto de cooperação transfronteiriça “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, subordinado ao tema “O rio Lima e os desafios do desenvolvimento e atração turística”. Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a iniciativa teve como objectivo «apresentar os principais resultados alcançados durante o projecto».

Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, destacou que este projecto permitiu «unir esforços e gerar uma série de sinergias através da cooperação directa com diferentes actores de ambos os lados da fronteira, que operam no âmbito do turismo natural e cultural, e desenvolver actividades de promoção conjunta para o aproveitamento turístico do espaço envolvente ao rio Limia-Lima».

Participaram neste seminário vários especialistas e operadores turísticos que desenvolvem actividades de animação turística neste espaço, que abordaram o tema do desenvolvimento turístico, a importância das redes turísticas e da coesão territorial e a construção de um produto turístico integrado para a bacia hidrográfica do rio Limia-Lima.

Além da CIM Alto Minho, o projecto “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, co-financiado pelo programa: INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP), envolveu como parceiros a Deputación de Ourense (beneficiário principal), a Xunta de Galicia – Património Natural, a Confederação Hidrográfica Miño-Sil e os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

A implementação deste projecto permitiu a «valorização dos recursos naturais e culturais do rio Limia-Lima e arredores, através da criação de uma estrutura de gestão transfronteiriça e da dinamização de um conjunto de actividades para promoção deste espaço como um geo-destino turístico de qualidade e sustentável».

Destaca-se, neste âmbito, a «articulação de uma oferta conjunta de produtos e serviços culturais e turísticos com base nas particularidades locais dos diferentes territórios, a realização de acções em termos de qualificação, promoção e sinalização de recursos, a definição de rotas e actividades e o desenvolvimento de material promocional».

O destino rio Límia-Lima é formado pelas regiões de A Limia e Baixa Limia, em território galego, e pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, em território português.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.