REGIÃO

REGIÃO -

CIM Alto Minho está a promover iniciativa de inclusão social na área da cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a dinamizar um projecto sob o mote “Inclusão pela Arte e Cultura no Alto Minho – Cultura para Todos”, numa iniciativa de inclusão social.

Esta iniciativa visa «a promoção e inclusão pela arte e cultura de pessoas com diversidade funcional» e Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, refere que se trata de «um projecto inovador que pretende promover estratégias de intervenção social através de práticas culturais e artísticas».

Dessa forma, explica o presidente, «o objectivo passa por capacitar e sensibilizar os agentes do território para o conceito e relevância da cultura acessível».

PUBLICIDADE

Assim, no âmbito deste projecto está já a decorrer a realização de um diagnóstico sobre as condições de acessibilidade de 50 equipamentos culturais e de 10 festivais dos 10 municípios do Alto Minho.

Este trabalho vai culminar na apresentação de um relatório com propostas de melhoria de modo a ficarem acessíveis para este público-alvo.

Ao mesmo tempo, este projecto envolve também um plano de acção para a implementação destas melhorias e a divulgação dos equipamentos diagnosticados na “Tour4All”, uma plataforma de recursos turísticos acessíveis para todos.

Paralelamente, estão também a ser promovidos workshops de sensibilização que contemplam o enquadramento informativo sobre conceitos de cultura acessível, com a presença de pessoas com necessidades especiais que partilham os seus exemplos e experiências.

Estas sessões já passaram pelos municípios de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, sendo que as próximas decorrem em Melgaço, no dia 27 de Junho, em Monção, no dia 28 deste mês, em Valença, no dia 30 de Junho e, por fim, em Paredes de Coura, no dia 1 de Julho.

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário correspondente ao município onde pretendem assistir à sessão, que está disponível no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.