A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai realizar, no próximo dia 15 de Junho, a conferência final do projecto “Alternativa Azul”, financiado no âmbito do programa “Crescimento Azul” do EEA Grants.
A sessão vai decorrer na Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, e visa «sensibilizar a comunidade escolar e o público em geral para comportamentos individuais e colectivos responsáveis e sustentáveis para com o oceano».
Da mesma forma, a iniciativa pretende também «divulgar as actividades e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projecto», ao mesmo tempo que procura «reforçar a ligação emocional ao legado natural dos oceanos».
Esta conferência, que vai decorrer entre as 9h e as 12h30, vai contar, na sessão de abertura, com as intervenções de Benjamim Moreira, director do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior, de Bruno Caldas, primeiro secretário da CIM Alto Minho, e de Fernanda Silva, do Programa Escola Azul.
A este momento, seguem-se quatro painéis para apresentação de cada uma das actividades do projecto e dos seus principais resultados, sendo que este trabalho envolveu várias acções no âmbito do desenvolvimento do conhecimento sobre o tema do oceano e os problemas que este enfrenta.
Este projecto promoveu também a cultura náutica e as suas actividades associadas, aumentando a interação entre os alunos e a indústria náutica e marítima.
Por fim, a sessão de encerramento ficará a cargo de Catarina Correia, representante da DGPM – Direção Geral das Políticas do Mar e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O programa completo da conferência pode ser consultado no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt, sendo que a participação na sessão é gratuita.