A Comunidade Intermunicipal do Cávado promoveu esta terça-feira, nas suas instalações, uma sessão sobre “O Papel das Mulheres no Desenvolvimento Local”, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
Este momento simbólico contou com a presença da vice-presidente da CIM Cávado e presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e da museóloga Maria Lurdes Rufino, que abordaram o papel das mulheres do Cávado em processos de mudança locais.
«Nesta sessão foi ainda debatida a evolução da preponderância da mulher ao nível da participação política, na administração e nos processos de desenvolvimento local, bem como o trabalho que as autarquias locais têm vindo a desenvolver no domínio da igualdade e conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar», refere a CIM Cávado.
Além disso, «também se debateram algumas questões mais abrangentes centradas na disparidade salarial que ainda existe em alguns sectores de actividade, a desmitificação de mitos históricos relacionados com algumas profissões habitualmente associados ao feminino».
No final da iniciativa, e tendo em conta a crise humanitária que se vive na Ucrânia, foi divulgado um testemunho de Ewa Kochanska, voluntária no Centro de Apoio a refugiados da Câmara Municipal de Lódz, na Polónia, que recebem diariamente mulheres e crianças provenientes da guerra.
«Deste testemunho salienta-se o papel preponderante que a concertação e o trabalho em rede entre as autarquias e entidades locais têm tido na promoção da melhor resposta possível à situação actual», frisa a Comunidade Intermunicipal.