A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado viu aprovada a candidatura “Educação Intercultural do Cávado”, desenvolvida no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), que prevê um investimento global de 102.952 mil euros, a que corresponde uma comparticipação de 77.214 mil euros, à taxa de cofinanciamento de 75%.
“Em colaboração com diferentes parceiros, a CIM Cávado pretende com este projeto promover uma sociedade mais coesa e mais inclusiva, com maior qualidade de vida, promotora de uma interculturalidade saudável e da boa integração nacional e participação ativa de Nacionais de Países Terceiros (NPT) em particular dos estudantes e suas famílias, contribuindo assim para a concretização da Visão Estratégica impulsionadora da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Cávado 2030”, refere o organismo.
A CIM do Cávado assinala que “esta candidatura ao programa FAMI 2030 foi a única de cariz intermunicipal, no país, a ser aprovada com dotação” e que “este projeto procura assegurar a existência de boas práticas de educação intercultural e da integração de NPT em todo o território da NUTS III Cávado, aproveitando o conhecimento e experiência que os municípios já têm desenvolvido nesta área”.
“É preponderante a criação de projetos e estratégias que levem ao desenvolvimento de políticas locais na área do acolhimento e integração”, sublinha a CIM do Cávado, para quem “a formação em interculturalidade é fundamental para a boa integração”.
“O investimento na inclusão através de ações de educação intercultural em contexto escolar pode fazer a diferença no presente e futuro dos mais jovens, tanto para os que chegam de outros países, quer para aqueles que fazem parte do processo de integração”, realça.
Este projeto tem, também, o objetivo de promover a integração e inclusão através do recurso a expressões artísticas e educação emocional. Pretende-se que o mesmo seja integralmente executado até dezembro de 2025 e que tenha apoiado 1.000 alunos nesta região.
O projeto desenvolver-se-á em três ações: a primeira em gestão, comunicação e avaliação; a segunda, “o outro como eu” e a terceira em formação e educação intercultural.
As três ações do projeto complementam-se para causar o maior impacto possível no território, em contexto escolar e contextos complementares, promovendo o sucesso educativo dos NPT e a sua integração cultural, bem como das suas famílias.
A entidade coordenadora deste projeto é a CIM do Cávado e as entidades parceiras os municípios do Cávado, Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas do Cávado e Centro de Formação de Professores.
“A CIM Cávado tem desenvolvido vários projetos que visam o reforço de políticas educativas, formação e coesão social, para dar maior resposta à crescente multiculturalidade na região, numa sociedade que abraça a diferença e constrói pontes de interação e comunicação”, conclui o organismo.