José Pedro Pinto, médico especialista da equipa de cirurgia bariátrica do serviço de cirurgia geral do Hospital de Braga, foi distinguido, na categoria de jovem cirurgião com currículo promissor, com a atribuição de uma bolsa da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade e Metabólica (IFSO).
No âmbito da organização do Congresso Mundial da IFSO, que promove a especialidade de Cirurgia Metabólica em todo o Mundo, surge, em forma de apoio à participação no congresso e reconhecimento público no evento, a atribuição de 10 bolsas a jovens cirurgiões.
A distinção é atribuída por um júri internacional a médicos que demonstrem forte interesse na área do tratamento da obesidade e que, pela análise curricular, sejam considerados com potencial para uma carreira na área de cirurgia metabólica e bariátrica ou outras especialidades médicas relacionadas com o tratamento da obesidade.
Em comunicado, o Hospital de Braga refere que a atribuição da bolsa ao médico cirurgião “reconhece as contribuições inovadores e significativas para o campo da cirurgia bariátrica, que vêm sendo efectuadas nos últimos anos” na unidade hospitalar.
“É com sentimento de honra e gratidão que vejo esta distinção, tendo a consciência que destaca não apenas o trabalho individual, mas sim a capacitação técnica e teórica que o Serviço de Cirurgia oferece, particularmente na área de cirurgia bariátrica e metabólica. Sinto-me orgulhoso por este destaque premiar o trabalho integrado em toda uma equipa multidisciplinar que tem evoluído muito ao longo dos anos”, afirma José Pedro Pinto.