CASO DO DIA

CASO DO DIA -

Clarão nos céus de Portugal. Proteção Civil desmobilizou buscas e Agência Espacial Europeia aponta queda no Oceano Atlântico

A Proteção Civil já desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma “possível queda de meteorito”. Fonte da Proteção Civil, citada pela SIC Notícias, refere que não confirmou a realização de novas buscas, embora tenha admitido essa hipótese durante a madrugada.

Ao mesmo canal televisivo, Inês D´Ávila, gestora de projetos de Segurança e Transporte Espacial da Agência Espacial Portuguesa, diz que o meteorito terá caído no Oceano Atlântico.

Explica que Agência Espacial Portuguesa já esteve em contacto com a Agência Espacial Europeia (ESA) e que os dados recolhidos na monitorização permitem concluir que o meteorito terá caiu no Oceano Atlântico.

«Não é esperado realmente que haja meteoritos e que tenham caído a na superfície terrestre, portanto, é expectável que qualquer detrito tenha caído sobre o Oceano Atlântico e esta foi uma informação que já transmitimos à nossa Proteção Civil e, portanto, desta forma realmente não é esperado que existam meteoritos na nossa superfície», explica Inês D´Ávila.

O alerta foi dado perto da meia-noite. Foi visto um clarão em vários distritos, de Norte a Sul do país e até em Espanha.

O momento foi registado e partilhado nas redes sociais.

Em entrevista na SIC Notícias, o astrónomo José Augusto Matos explica que se trata de um meteoro, mas que não é certo que tenha caído em território português.

O astrónomo José Augusto Matos esclarece que meteoro é o que se observa e que foi possível gravar e meteorito é o que terá chegado à superfície terrestre.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE