BRAGA (Inovação)

BRAGA (Inovação) -

Cláudio Bastos, o bracarense que criou o balizador de trânsito «ambientalmente revolucionário» nomeado para prémio em Amesterdão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Cláudio Bastos, um bracarense ligado à área do Design do Produto, está nomeado para o prémio “Green Globe Award”, atribuído pela InterTraffic Awards 2024, a 16 de abril, em Amesterdão. Liderou uma equipa que fez ‘nascer’ o balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, feito quase 50% de material reaproveitado.

Trabalha na empresa DSTelecom e liderou a equipa que conseguiu dar uma nova utilização ao desperdício de cabos de fibra ótica. Depois de vários estudos e ensaios, aí está o balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, o SR-ECO-BALI, um balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, construído com desperdício de cabos de fibra ótica.

Cláudio Bastos tem 37 anos, licenciou-se em Design do Produto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.

«Na empresa onde trabalho, a DSTelecom, todos os anos fazemos o ‘Estado da Nação’ e temos a possibilidade de criar grupos de inovação para tentarmos apresentar soluções para problemas reais. Tive oportunidade de escolher o tema e como tenho formação em Design do Produto, licenciatura tirada na ESTG-IPVC, decidi falar sobre a importância que o design pode ter na resolução de um problema que temos na empresa: o que fazer com o excesso de desperdício de cabos de fibra ótica?», começa por explicar Cláudio Bastos.

Depois de vários estudos e testes aos materiais, surgiu o primeiro protótipo que viria a dar origem ao balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”. Sendo a DSTelecom uma empresa de serviços e não de produtos, a solução passou por apresentar o projeto à Sernis, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de segurança rodoviária, que o acolheu de braços abertos.

«Na licenciatura em Design do Produto, somos estimulados a criar produtos com desperdícios, por isso, estava preparado para o desafio lançado pela empresa onde trabalho», diz Cláudio Bastos

Com esta solução, acrescenta Cláudio Bastos, em cada balizador, 46% do plástico usado tem origem nos cabos de fibra ótica e, com isso, foi possível dar uma nova utilidade ao material que, até agora, ainda não tinha solução de reaproveitamento.

Agora, o SR-ECO-BALI despertou atenções a nível internacional e está nomeado pelo InterTraffic Awards 2024, na categoria “Green Globe Award”. Trata-se da maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade. O vencedor será conhecido no primeiro dia do evento, a 16 de abril.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.