VILA VERDE

VILA VERDE -

CLDS-4G Vila Verde inicia actividade esta semana

A presente semana marca o início da quarta geração do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) em Vila Verde.

Em comunicado, pode ler-se que «esta nova geração do programa reintroduz as Câmaras Municipais no universo de entidades que promovem os CLDS. Tendo a Câmara Municipal de Vila Verde aceitado o convite para a manifestação de interesse no desenvolvimento do projeto no concelho, designou como Entidade Coordenadora Local da Parceria a Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN). Assim, numa lógica de continuidade do trabalho desenvolvido ao longo dos 3 anos da geração anterior (CLDS-3G), será competência da CPRN dinamizar e coordenar a execução do Plano de Ação do CLDS-4G Vila Verde».

NOVO CLDS – 4G VILA VERDE

O novo CLDS-4G Vila Verde apresenta um Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo e foi «gizado com base em instrumentos de planeamento do Município, na experiência da CPRN e, consequentemente, na experiência da equipa que executou o plano de ação do CLDS anterior, cuja intervenção foi merecedora do reconhecimento de diversos parceiros». 

Sob o mote “continuidade e inovação”, o novo CLDS-4G Vila Verde contempla um conjunto de atividades que visam «favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal do público desempregado. Tem também como objetivo sensibilizar os empresários locais para uma participação ativa no processo de integração profissional dos jovens, aproximando o tecido empresarial das escolas do Concelho», referem, acrescentando que «esta articulação com as escolas será um fator relevante para a aproximação dos jovens aos empresários e empreendedores locais, e por inerência ao mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento de ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos».

SEDE NAS INSTALAÇÕES DA  CPRN

O projeto terá sede nas instalações da CPRN, mas a sua área de intervenção contempla todo o Concelho de Vila Verde, à luz dos princípios de abrangência territorial que orientam os CLDS. 

«Será também um projeto que amiúde fará uso das redes sociais e tecnologias de comunicação para criar pontes entre o programa/equipa e o público, facilitando os processos de interação e proximidade, e adaptando a intervenção à situação pandémica que atualmente vivemos», pode ainda ler-se. 

O Programa CLDS-4G é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável, designadamente pelo Fundo Social Europeu (FSE). 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE