REGIÃO

REGIÃO -

Com a participação de vários municípios do Minho, arrancou a Expocidades

Está em marcha mais uma edição da Expocidades, uma Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico. Foi inaugurada esta manhã e decorre no Parque Urbano da cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo, com a presença de vários municípios do noroeste peninsular.

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e Isabel Ferreira, Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, juntamente com Lara Méndez, presidente do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, e José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, inauguraram a VII edição da Expocidades na cidade de Ermesinde, concelho de Valongo.

A Expocidades, Mostra Turística das Cidades do Eixo Atlântico é uma ferramenta de promoção do turismo de proximidade das cidades do Eixo Atlântico.

Procura promover as cidades no seu mercado de proximidade, bem como aproveitar para favorecer a relação direta entre produtores e comerciantes turísticos. Esta feira de turismo realiza-se desde 2013, apenas interrompida pelos dois anos de pandemia.

Até 10 de setembro, os visitantes poderão conhecer os locais de interesse das cidades do Eixo Atlântico, bem como os seus produtos gastronómicos de forma a identificar possíveis destinos de proximidade a visitar em algum dos 52 fins de semana do ano.

Com os 30 expositores presentes este ano, abrangendo assim todo o território da Eurorregião, pretende-se promover um turismo de proximidade acessível, de qualidade e centrado na saúde, natureza, património e na gastronomia.

Nesta edição, pela primeira vez, a Expocidades integra a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, evento que se organiza há uma década em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores de produtos tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal. Esta feira, fruto de um programa liderado por O Barco de Valdeorras, fazem parte do conjunto de ações do Eixo Atlântico para promover o desenvolvimento económico e fixar população em territórios com menor densidade demográfica. Neste caso, são promovidos espaços de comércio para os pequenos produtores e artesãos tradicionais.

Nesta edição, a feira de turismo realiza-se em conjunto com a Expoval – Mostra do Concelho de Valongo que, na sua 15ª edição e sob o tema “Valongo, Serras do Porto”, pretende promover um novo conceito de empreendedorismo e afirmação territorial.

Viana do Castelo, Barcelos, Esposende, Braga e Guimarães estão entre os municípios com stand promocional naquele certame.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE