O Bar do Fojo, local emblemático situado em Fão, no concelho de Esposende, começou esta segunda-feira a ser demolido, no seguimento de uma decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Os trabalhos de demolição estão a ser acompanhados pela GNR.
Em abril, a APA tornou pública a sua intenção de “proceder à demolição da construção implantada na margem esquerda do rio Cávado, a cerca de 50 metros para jusante da ponte rodoviária de Fão”, conhecida como Bar do Fojo, devido a uma “ocupação abusiva de parcela do domínio público hídrico”.
O organismo considera “urgente a demolição daquela construção ilegal e a reposição da parcela na situação à sua ocupação não titulada”.
“Ao que acresce o facto de o referido bar se encontrar encerrado há bastante tempo, em completo estado de abandono, apurando-se, em ação de inspeção ao local, que no seu interior se encontram resíduos diversos, nomeadamente materiais contento amianto (telhas de fibrocimento) e construções com sinais evidentes de risco de derrocada, situação que constitui um foco de insalubridade no local, sendo lesiva para a saúde e segurança pública”, referia o edital da APA.