A Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira um relatório de iniciativa sobre a revisão do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), do qual a portuguesa Isabel Estrada Carvalhais foi relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D).
A eurodeputada congratula a aprovação desta importante iniciativa, que poderá dar origem a possíveis actos legislativos, deixando claro que «agora, mais do que nunca, chegou o momento de reforçar a coesão económica, social e territorial».
Isabel Estrada Carvalhais considera que é para aí que têm de ser canalizados «todos os meios disponíveis», o que no seu entendimento se aplica «também à forma como deve ser abordado o FSUE».
«O FSUE tem sido desde a sua génese mais uma importante forma de concretização da solidariedade europeia, para com as populações das regiões da UE mais afectadas por grandes catástrofes naturais», refere.
O Fundo já foi accionado 80 vezes para fazer face a grandes catástrofes naturais, com um montante utilizado a rondar 5,5 mil milhões de euros, sendo que Portugal foi já um dos beneficiários, aquando dos incêndios florestais de 2017.