BRAGA

BRAGA -

Comissão de Trabalhadores contra aumento do preço do estacionamento no Hospital de Braga

A Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga (CTHB) manifestou-se, esta terça-feira, contra o eventual aumento das tarifas de estacionamento praticadas na unidade hospitalar, que poderão subir em janeiro, e lançou uma petição em que pede a “revisão e revogação imediata” desta medida.

“A CTHB teve conhecimento, há dias, de que se encontra previsto, para o início do próximo ano, um aumento, de dois euros, nas tarifas do parque de estacionamento do Hospital de Braga”, refere um comunicado divulgado esta terça-feira, fazendo referência às avenças mensais pagas pelos trabalhadores.

A comissão sublinha que o Hospital de Braga “tem uma oferta de 2.200 lugares de estacionamento, distribuídos por sete parques, sendo 1.200 lugares cobertos e, a grande parte dos profissionais, é obrigada à utilização do automóvel individual, visto que a rede de transportes públicos até esta unidade hospitalar nem sempre corresponde às suas necessidades porque terem horários alargados e por turnos”.

“Acresce a isto que, nas imediações do hospital, não existem alternativas de estacionamento gratuito ou a preços acessíveis”, aponta.

Por isso, a CTHB defende que “torna-se fundamental que as condições de trabalho não sejam agravadas por encargos financeiros adicionais que afetem, desnecessariamente, o bem-estar e motivação de todos os profissionais”.

“Reforça-se, ainda, que a função exercida pelos profissionais de saúde é imprescindível para a região, sendo completamente descabida a prática de cobranças adicionais para o exercício das suas funções. O que deveria sim ser feito é garantir-se as condições de trabalho dignas e adequadas proporcionais aos serviços que prestam diariamente”, sublinha.

O comunicado salienta que foram realizadas “várias tentativas de resolução deste problema junto das entidades competentes, nomeadamente com a entidade externa responsável pelos parques de estacionamento”, mas sem sucesso, pelo que a comissão “insurge-se sobre a medida conhecida do aumento das tarifas a profissionais”.

“Foi desenvolvida, assim, uma petição que manifesta a nossa discordância face ao aumento e à cobrança de valores associados à utilização do parque de estacionamento do Hospital de Braga e exigimos a revisão e revogação imediata desta medida”, conclui.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE