SAÚDE

SAÚDE -

Comissão propõe à DGS vacinação de crianças com mais de 12 anos em Agosto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A comissão de vacinação contra a covid-19 propôs à Direcção-Geral da Saúde (DGS) que as crianças entre os 12 e os 18 anos sejam vacinadas já no próximo mês, informou esta terça-feira a SIC Notícias. Contudo, a vacinação em idade pediátrica ainda divide especialistas.

A vacinação de crianças acima dos 12 anos está autorizada pela Agencia Europeia do Medicamento (EMA) desde Maio e agora a DGS irá pronunciar-se sobre a matéria.

Contudo, a vacinação contra o novo vírus em menores com idade pediátrica ainda divide alguns especialistas no país, sendo que há peritos que defendem que apenas crianças com comorbilidades devem ser vacinadas, neste momento.

PUBLICIDADE

“Em crianças saudáveis, em que o risco [de infecção] é muito pequeno não nos devemos precipitar com uma decisão sob pena de daqui a alguns anos nos arrependermos. É apenas uma palavra de cautela e precaução que queremos transmitir. Neste momento, não seria lógico avançar com uma vacinação universal em idade pediátrica”, defendeu Francisco Abecasis, pediatra intensivista, em declarações ao canal.

Lá fora, no Reino Unido, por exemplo, apenas crianças com doenças que as possam representar um maior risco perante a infecção do novo coronavírus é que estão a ser chamadas para a vacinação. 

Contudo, também já há países onde os menores até aos 12 anos estão a ser vacinados sem restrições, como os Estados Unidos, Canadá, França ou Itália. Todas as crianças já vacinadas foram inoculadas com a Pfizer, a única aprovada para estas faixas etárias.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS