Com a inauguração da mostra “Pintar a Páscoa”, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) prosseguiu a sua caminhada para celebrar a Páscoa deste ano, como um «dia inteiro e limpo», ao assumir levar as seis cruzes do Compasso Pascal às casas da paróquia de Vila Verde. Esta quinta-feira, pelas 20h30, alunos e professores participam na cerimónia do lava-pés na Igreja Matriz.
As cruzes foram entregues ao Director Geral da EPATV e a outros responsáveis da escola em cerimónia realizada no dia 8 de Dezembro do ano passado. Agora, direcção, professores, funcionários e alunos vão ser portadores do anúncio da Ressurreição de Cristo, numa jornada que começa na alvorada e termina já de noite.
PROGRAMA
O programa, delineado em perfeita comunhão com a paróquia, liderada pelo padre Artur Gonçalves, desenrola-se a partir das 07h30 com a saída das seis cruzes da Igreja Velha em procissão até à Igreja Matriz.
Pelas 08h00, será celebrada uma Eucaristia e, após uma passagem pela Residência Paroquial, terá início a visita às famílias, a partir das 09h30, através do respectivo itinerário.
Pelas 12h00, dá-se o encontro de todo o compasso no Centro Escolar da Carvalhosa, recolhendo, depois, às instalações da escola.
Da parte de tarde, ocorre a visita de todas as cruzes à Câmara Municipal e à Santa Casa de Misericórdia. Num acto carregado de grande simbolismo, o cortejo irá deslocar-se até à residência onde se encontram alojados refugiados ucranianos, sendo o hino nacional da Ucrânia interpretado pela Banda Musical de Aboim da Nóbrega. As seis cruzes retomam os seus itinerários às 15h30, até nova concentração na EPATV.
O Quartel dos Bombeiros Voluntários é a próxima etapa de uma jornada que, depois das cerimónias na Igreja Matriz, terminará, cerca das 21h00, com uma sessão de fogo preso junto à Câmara Municipal.
Para João Luís Nogueira, director-geral da Escola, «saber não ocupar lugar, mas a EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), além de contribuir para que as pessoas saibam fazer bem, deve ocupar o seu lugar entre os saberes e as tradições da sua comunidade».
«A EPATV sente-se honrada e orgulhosa por levar às famílias da paróquia de Vila Verde o Compasso Pascal no culminar da Semana da Paixão de Cristo. É uma das mais belas tradições do Minho e estamos muito empenhados em levá-la a cabo. Desta forma, queremos cimentar a nossa integração na comunidade, dinamizando valores e tradições do povo que servimos há quase trinta anos. O futuro e a modernidade exigem, também, a manutenção da tradição e é isso que queremos celebrar com os vilaverdenses», sublinhou João Luís Nogueira.
Para o director-geral da Escola Profissional Amar Terra Verde, a responsabilidade do Compasso Pascal assumida pela escola constituirá «um emocionado abraço de gratidão, carregado de esperança, levado a todas as famílias, com muita alegria, ou seja, a uma comunidade que recebeu tão bem e acarinha a EPATV que, com a sua oferta formativa, para jovens e adultos, é mais que uma escola, é um projeto de vida».