O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros um conjunto de medidas para aumentar o rendimento dos pensionistas, eliminando o rendimento dos filhos do cálculo para a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI), aumentando em 50 euros por mês o valor de referência do CSI já a partir de 1 de Junho (passa de 550 para 600 euros) e assegurando que os beneficiários deste apoio terão medicamentos gratuitos.
No total, os ministros aprovaram três medidas destinadas aos pensionistas “mais vulneráveis”, prevendo assim alargar o universo actual de 140 mil pessoas que recebem o CSI.
O primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a medida irá melhorar o rendimento de todos os pensionistas «que passam a preencher o requisito que ainda não preenchiam antes».
Rendimento dos filhos excluído
A eliminação dos rendimentos dos filhos como critério e factor de exclusão na atribuição do CSI também é uma surpresa, uma vez que era uma proposta que constava no programa eleitoral do PS (mas não no programa eleitoral da Aliança Democrática).
Até agora, o cálculo da avaliação dos rendimentos dos idosos tinha em consideração os seus rendimentos, mas também os rendimentos do seu cônjuge e os rendimentos dos filhos de forma a apurar a Componente de Solidariedade Familiar.
ovilaverdense@gmail.com