Por sugestão da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho e homenageando o centenário do nascimento de Clarice Lispector, a Comunidade de Leitores dedicou a sua atenção ao livro “a Hora da Estrela”. Dinamizada pelo Professor Carlos Mendes Sousa, do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, a 14ª sessão realizada no passado dia 16 de Dezembro, deu a conhecer a vida e obra desta autora, uma revelação para muitos dos nossos leitores.
Curiosidades múltiplas sobre Clarice Lispector, uma «referência da literatura brasileira», foram reveladas com um «cuidado extremoso» pelo Professor Carlos Mendes Sousa que, por sua vez, teve «repercussão imediata» no interesse dos membros desta comunidade.
CLARICE LISPECTOR
Clarice Lispector nasceu a 10 de Dezembro de 1920, na Ucrânia, e faleceu a 9 de Dezembro de 1977, no Brasil. A sua família emigrou para o Brasil, quando tinha 2 meses de idade, na decorrência da perseguição aos judeus. Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicou-se ao jornalismo como editora e repórter, tendo sido a única mulher na época a ocupar tal cargo. O seu grande interesse centrava-se no mundo literário, escrevendo inúmeros romances, ensaio e contos. Tornou-se uma das principais figuras da Literatura Brasileira.