A Concelhia de Braga do PSD escolheu, esta quinta-feira à noite, os militantes Firmino Marques, o ex-vereador e actual deputado e Sofia Alcaide (doutoranda em Direito na Universidade do Minho) para integrarem a lista de candidatos do partido pelo distrito de Braga.
Ao que se sabe, a lista deve ter como número 1 o actual deputado e vice-presidente do partido, o vimaranense André Coelho Lima, que já foi cabeça de lista em 2019.
Ao que o PressMinho/O Vilaverdense soube, a lista, sobretudo no que concerne aos candidatos com hipóteses de serem eleitos, mantém-se quase na sua totalidade, com excepção de Vila Verde que indicou o nome de Carlos Cação, empresário e autarca numa freguesia, em vez do professor Rui Silva, que é actualmente deputado.
Assim, e embora sem confirmação, pode-se avançar que é provável que o elenco de candidatos que sairá da reunião da Comissão Política Distrital, inclua, ainda, os nomes de Jorge Paulo Oliveira (Famalicão), Emídio Guerreiro (Guimarães), Clara Marques Mendes (Fafe). Carlos Reis (Barcelos), e Gabriela Fonseca (Póvoa de Lanhoso).
O elenco completo, com 19 candidatos, será votado na Distrital, liderada por Paulo Cunha, e enviado para a Comissão Política Distrital, para ser aprovado.
Embora tenha dois militantes que apoiaram Paulo Rangel, Emídio Guerreiro e Sofia Alcaide, não é previsível que – dizem fontes social-democratas – algum deles seja vetado por Rui Rio.
Nas eleições legislativas de 2019, a vitória no distrito foi para o PS, com 36,4 por cento dos votos e oito deputados, tendo o PSD obtido 34,08 por cento, mas elegendo os mesmos oito parlamentares.