Está a decorrer até ao dia 30 de Junho, o concurso de fotografia ‘Litoral Norte – Um Olhar Natural’, promovido pela Comissão de Co-gestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), onde se integra o município de Esposende e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Inserida no Plano de Co-gestão do PNLN, esta acção tem como principal objectivo promover a temática do património natural, designadamente, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens.
Além de promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, o concurso pretende fomentar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar o património natural do Parque Natural do Litoral Norte.
O regulamento do concurso, elaborado e aprovado pelo município e, entretanto, publicado em Diário da República, encontra-se disponível online em https://concursocogestao.esposende.pt/, onde são feitas as inscrições e a submissão das fotografias.
Podem concorrer fotógrafos amadores ou profissionais, de nacionalidade portuguesa ou com residência em território nacional, com idade superior a 16 anos. Cada candidato pode enviar, no máximo, três imagens por categoria: ‘Paisagem e habitats naturais’, ‘Fauna (marinha/terrestre)’ e ‘Flora e fungos’.
O júri, constituído por um mínimo de três personalidades de reconhecido mérito na temática do concurso, avaliará as fotografias com base nos critérios ‘Enquadramento na temática do concurso’, ‘Originalidade da abordagem ao tema’, ‘Qualidade técnica da fotografia’ e ‘Valor estético da fotografia’.
Quanto aos prémios, o primeiro classificado recebe 400 euros, o segundo 150 euros e o terceiro classificado 100 euros. É, ainda, atribuído um prémio no valor de 200 euros para a fotografia mais votada pelo público como a melhor do concurso, acumulável com os anteriores.
Das fotografias apresentadas a concurso é feita uma selecção para exibir numa exposição sobre o património natural do Parque Natural do Litoral Norte.