VILA VERDE

VILA VERDE -

Concurso de fotografia em Vila Verde quer mostrar visão contemporânea sobre a etnia cigana

No âmbito da exposição de fotografia “Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto”, de José Firmino, patente ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, foi lançado um concurso de fotografia tendo como foco a vida da minoria de etnia cigana no actual regime democrático.

A iniciativa – que visa fazer o contraste com a perseguição do Estado Novo às minorias étnicas – é promovida pelo Município de Vila Verde, através da Biblioteca Municipal, e pela Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.

Às 48 imagens a preto e branco expostas na Biblioteca Municipal, fotografadas na década de 70, do século XX, no interior do Alentejo e na Póvoa de Varzim, os organizadores pretendem acrescentar outras duas, numa visão contemporânea da vida e cultura cigana.

De entre as fotografias concorrentes, o júri escolherá as duas que integrarão a exposição, complementando o olhar dos tempos vividos em ditadura com o olhar de quem já vive nos novos tempos de liberdade.

As fotografias vencedoras serão divulgadas nas páginas web e redes sociais do Município de Vila Verde e da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga. As fotografias selecionadas serão também depositadas na Comunidade “Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela” da biblioteca digital AquaLibri.

“O concurso está aberto a todas e todos os interessados. Não hesitem: entre 07 e 17 de Setembro, enviem-nos as vossas fotografias, transmitam-nos o vosso olhar”, apela a organização.

RESULTADOS NA PRÓXIMA SEMANA

Os resultados serão divulgados no dia 20 de Setembro, por e-mail, aos participantes. A divulgação pública dos vencedores será feita em cerimónia a realizar no dia 21 de Setembro, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, durante a qual serão apresentadas já integradas na exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto”.

Das fotografias apresentadas a concurso, o júri selecionará as 10 melhores, que serão divulgadas nas redes sociais do município de Vila Verde, das suas bibliotecas municipais e da Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga. As duas melhores fotografias receberão como distinção a integração na exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto” e um Diploma de Vencedor/a.

As restantes oito fotografias seleccionadas receberão um Diploma de Participação. Os prémios serão atribuídos segundo a maior originalidade, qualidade das fotografias e enquadramento com o tema da categoria.

A comunidade de etnia cigana está representada no júri, que é presidido por José Firmino Ribeiro, fotógrafo amador, autor da exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto”. Integra ainda Almerindo Lima (fotógrafo profissional, dinamizador comunitário e líder de associações de promoção da cultura cigana) e Vanessa Matos (mediadora do Projecto Geração Tecla-E7G da Delegação de Braga da Cruz Vermelha).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE