Braga, Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira assinaram, esta segunda-feira, um protocolo de parceria para acolher, na primeira semana de Julho de 2024, a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no ano em que esta comemora duas décadas.
A iniciativa, que decorrerá de 01 a 05 de Julho do próximo ano, resulta de uma candidatura apresentada por Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, que mobilizou também Amarante (Cidade Criativa da Música), Barcelos (Cidade Criativa do Artesanato e das Artes Populares) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa da Gastronomia).
“Uma parceria que vai dar a conhecer a realidade artística e cultural dos diferentes territórios”, defendeu o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, durante a assinatura do acordo com as autarquias parceiras.
Esta reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), trazendo para Portugal mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o mundo.