VILA DE PRADO -

VILA DE PRADO - -

Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte foi esta tarde apresentada

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foi esta tarde apresentada a nova Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte, na Vila de Prado. Paralelamente, foi feita a entronização oficial dos 20 confrades fundadores, com uma Eucaristia celebrada na Igreja Paroquial.

Na presença da Confraria que hoje a apadrinhou – Confraria do Galo de Barcelos – confrades e convidados começaram por se reunir na Capela de São Sebastião para um lanche convívio.

PUBLICIDADE

Posteriormente, seguiram em cortejo para a Igreja Paroquial, onde decorreu a cerimónia de entronização.

Ainda esta noite os confrades e convidados realizam um jantar convívio, onde serão provadas as papas “à moda dos Vinte”.

CONFRARIA

Esta nova confraria nasce de um grupo de amigos que tem como tradição juntar-se à mesa no dia 19 de Janeiro, a cada ano, para assim provar as tradicionais papas de sarrabulho e o vinho verde tinto.

TRAJE

Hoje foi igualmente apresentado o traje, inspirado nos comerciantes de gado de outros tempos, sendo este composto por uma capa de fazenda castanha e na parte superior possui uma aba com contorno roxo, representativa da cor do vinho. Nota ainda para a presença de um medalhão em bronze com o logótipo da confraria e uma boina típica dos negociantes de gado. Por último, o traje é complementado por uma bordão de madeira com São Sebastião esculpido no topo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.