BIODIVERSIDADE

BIODIVERSIDADE -

Congresso de biologia de plantas junta 500 investigadores na UMinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) acolhe, entre os dias 09 e 12 de Julho, cinco centenas de investigadores de vários países, no congresso Iberian Plant Biology 2023.

A iniciativa bianual é co-promovida pelas Sociedades Portuguesa e Espanhola de Biologia de Plantas e decorre no auditório A1 e espaços anexos do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura é na segunda-feira, às 09h00, com a presença da pró-reitora para a Comunicação da UMinho, Teresa Ruão, do presidente da ECUM, José González-Méijome, do vereador bracarense Altino Bessa, e da coordenadora local do evento, Teresa Lino Neto.

A edição tem o tema “O futuro começa agora!” e foca-se na preservação de um mundo sustentável para o futuro.

Durante os quatro dias prevêem-se 12 sessões temáticas e cinco plenárias, abordando a adaptação das plantas a stresses bióticos e abióticos, os mecanismos que controlam o desenvolvimento e função das plantas, a biotecnologia vegetal, os agroecossistemas e a produção agrícola sustentável, entre outros.

“É o maior congresso desta área na Península Ibérica e é a primeira vez que se realiza em Braga”, avança Teresa Lino Neto, que é professora do Departamento de Biologia e investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da UMinho.

SECRETÁRIA DE ESTADO NA MESA REDONDA

O evento conta com vários palestrantes de renome, como Cathie Martin e Eugenio Butelli, do Centro John Innes (Reino Unido); Michael Purugganan, da Universidade de Nova Iorque (EUA); Ulrich Schurr, do Instituto de Bio e Geociências (Alemanha); Marc-André Selosse, do Museu Nacional de História Natural (França) e da Universidade de Gdańsk (Polónia); e Nazareth Torres, do Instituto Ramon y Cajal e vencedora do Prémio Sabater 2023 da Sociedade Espanhola de Biologia de Plantas.

Na quarta-feira destaca-se, às 14h30, a mesa redonda “Mulheres na Ciência”, com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira (por via online), da diretora do CBMA, Cláudia Pascoal, além da professora Paloma Sánchez Bel, da Universidade Jaume I, e da cientista Irene García Fernández, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), ambas de Espanha.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.